Chargeback
Chargeback
O Chargeback é o cancelamento de uma venda feita com cartão de débito ou crédito, que pode ocorrer por dois motivos: Primeiro pelo não reconhecimento da compra por parte do titular do cartão, e por outro pode se dar pelo fato de a transação não obedecer às regulamentações previstas pelas administradoras.
Ou seja, após o lojista vender, ele descobre que o valor da venda não será creditado porque a compra foi considerada inválida. Se o valor já tiver sido creditado ele será imediatamente estornado ou lançado a débito no caso o lojista não tenha saldo no momento do lançamento do estorno.
Os riscos do chargeback nas compras com cartões de crédito no e-commerce é enorme. Tanto que nenhuma administradora de cartão garante a transação nas vendas efetuadas pela internet, ficando de responsabilidade do lojista.
Não há como ignorar a importância das vendas por cartões de crédito dentro do contexto de formas de pagamento disponíveis em uma loja virtual. Pois, sem cartões de crédito as chances de sucesso de uma loja virtual são bastante reduzidas, já que mais de 60% das vendas são feitas dentro dessa forma de pagamento, segundo relatório da consultoria e-Bit divulgado em 2016.
Então, o que o lojista deve fazer? Existem duas saídas. A utilização de uma ferramenta de análise de risco ou então a utilização de um facilitador de pagamento que garanta as vendas aprovadas, como por exemplo: o Mercado Pago, UOL ou Bcash. Em ambos os casos haverá um custo a mais em termos de taxa de intermediação nas vendas efetuadas pelo cartão, mas pelo menos você tem a garantia do recebimento. Caso queira saber mais sobre chargeback Clique Aqui.