O que é Marketplace?
O marketplace não é um conceito novo. No Brasil, ele começou a ser implementado em 2012. Agora, muitas grandes empresas digitais já aderiram.
Assim como o e-commerce, o marketplace também é um site desenvolvido para promover a venda de produtos pela internet. Porém, existe uma diferença essencial entre os dois. O e-commerce é uma loja virtual em que uma empresa vende seus próprios produtos. Enquanto isso, o marketplace é uma plataforma mediada por uma empresa, em que vários outros lojistas podem se cadastrar e vender.
O e-marketplace nada mais é do que um loja virtual onde se vende bens e serviços. O modelo de negócios é conhecido por conectar diretamente cliente e fornecedor sem participação de intermediários.
Consequentemente ambos têm possibilidade de conseguir valores mais acessíveis e também uma maior margem de lucro. A monetização acontece a partir de um percentual na transação realizada.
Em geral, reúne diferentes tipos de produtos ou serviços a fim de atingir o maior número de clientes possíveis.
Este tipo de comércio eletrônico tem gerado oportunidades para pequenos negócios, justamente por conta desta variedade de produtos e serviços. Ao fechar parcerias com marketplaces, pequenas empresas podem comercializar sua produção nesses sites, é como se tivessem uma “lojinha virtual”.
Para os marketplaces estas parcerias são um excelente negócio, pois não precisam manter todos os produtos no estoque.