Madeira de Eucalipto
O nome “Eucalipto” tem origem grega e significa “verdadeira cobertura”. Uma descrição que corresponde às grandes dimensões das árvores da espécie, que alcançam mais de 50 m de altura.
Eucalipto
São centenas as espécies do gênero Eucalyptus. Originário da Austrália, o Eucalipto foi trazido ao Brasil para ornamentação e tornou-se árvore de valor econômico.
Ao se adaptar com facilidade às condições climáticas, e ter rápido crescimento, o Eucalipto faz parte de áreas reflorestadas. No replantio, práticas de melhoramento genético resultam na obtenção de uma madeira serrada com alta qualidade.
Em substituição de árvores nativas, a madeira de eucalipto possui muitas finalidades na construção civil, fabricação de móveis e embalagens. Dentre as espécies mais populares, encontram-se Eucalytpus Citriodora, Eucalyptus Grandis e Eucalyptus Saligna.
Madeira de muitas qualidades, algumas espécies de eucalipto podem ser consideradas como sendo mais resistentes em relação a outras madeiras reflorestadas. A exemplo do Eucalipto-saligna, empregado na construção civil pesada – interna e externa.